O direito administrativo no divã do estado constitucional de direito: a travessia da legalidade para a juridicidade administrativa

Authors

  • José Sérgio da Silva Cristóvam

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v21i27.101

Keywords:

Estado constitucional de direito. Regime jurídico administrativo. Legalidade administrativa. Juridicidade administrativa. Administração Pública democrática.

Abstract

O presente ensaio aborda o tema da constitucionalização do Direito Administrativo, a partir dos contornos traçados pelo neoconstitucio­nalismo, enquanto paradigma teórico que propõe a superação do conjunto de teorias que marcam o positivismo jurídico, por meio da consolidação de um modelo fundado na prevalência da Consti­tuição, na força normativa dos princípios consti­tucionais e na eficácia dos direitos fundamentais. A constitucionalização do Direito Administrativo induz à construção de um renovado regime jurí­dico administrativo, a partir dos princípios estru­turantes da dignidade humana, do Estado demo­crático de direito e do princípio republicano, com a travessia da legalidade administrativa para a juri­dicidade administrativa, bases do novo paradigma da Administração Pública democrática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-10-30

How to Cite

Cristóvam, J. S. da S. (2014). O direito administrativo no divã do estado constitucional de direito: a travessia da legalidade para a juridicidade administrativa. Revista Da ESMESC - Publicação contínua, 21(27), 195–228. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v21i27.101

Issue

Section

ARTIGOS