Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito submetido à Revista da ESMESC necessita ser original, inédito. É vedada a submissão simultânea em outros periódicos ou revistas. O texto deve ser destinado à publicação exclusiva na revista.
  • Os manuscritos deverão ter a extensão mínima de 15 (quinze) e, no máximo, 20 (vinte) páginas, incluindo a lista final de referências. Não paginar o artigo.
  • EVITAR: O uso indiscriminado de destaques no texto como: aspas, negrito, sublinhado e itálico. Recomenda-se o uso equilibrado e uniforme desses destaques de acordo com às normas da Associação Brasileira de Normas (ABNT).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, com extensão .docx
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares duplo-cego foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMA DE PUBLICAÇÃO REVISTA DA ESMESC

Os trabalhos submetidos à avaliação do Conselho de Avaliadores da Revista da ESMESC deverão ser originais e inéditos, não sendo permitida a submissão simultânea a outro periódico e/ou revista. Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação à Revista da Esmesc em sua versão eletrônica.

A Comissão Editorial reserva-se o direito de introduzir alterações nos originais, com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, contudo, o estilo e as opiniões dos autores. Informamos que as provas tipográficas não serão enviadas para a revisão dos autores.

Os artigos publicados na Revista da Esmesc poderão ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que a fonte original da publicação seja devidamente mencionada. A Revista da ESMESC não se responsabiliza nem endossa as opiniões expressas nos artigos, sendo estas de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

A Comissão Editorial da Revista da Esmesc estabelece as seguintes normas editoriais para a publicação de artigos:

1 DIRETRIZES PARA OS AUTORES

Os artigos deverão ter a extensão mínima de 15 (quinze) e, no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo a lista final de referência. Não paginar o artigo.

A redação dos artigos em fonte Times New Roman, tamanho 12, obedecendo a espaçamento entre linhas de 1,5, margens esquerda e superior com 3cm e margens direita e inferior com 2cm.

EVITAR: O uso indiscriminado de destaques no texto como: aspas, negrito, sublinhado e itálico. Recomenda-se o uso equilibrado e uniforme desses destaques de acordo com às normas da Associação Brasileira de Normas (ABNT).

2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Em observância ao sistema de avaliação por pares duplo-cego adotado pela Revista da Esmesc, o texto principal do artigo submetido para avaliação não deve conter o nome do(s) autor(es) ou qualquer informação que possa direta ou indiretamente revelar sua(s) identidade(s) ou afiliação(ões) institucional(is). As informações de autoria deverão ser fornecidas separadamente no sistema de submissão.

Título: O título e subtítulo (se houver) separados por dois pontos (:), apresentados em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado, em português e inglês.

Resumo: Deve ser elaborado conforme a NBR 6028. Resumo informativo apontando, as finalidades da pesquisa, a metodologia, resultados e as conclusões finais. Deve possuir entre 100 a 250 palavras, em português, fonte 12, com espaçamento simples entrelinhas.

Palavras-chave: Utilizar no mínimo três a cinco termos. As palavras-chaves devem ser separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.

Abstract: Apresentação do resumo em inglês. Não utilizar tradutores automáticos da Web.

Keywords: Tradução das palavras-chave em inglês devem ser separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Não utilizar tradutores automáticos da Web.

Notas: As notas explicativas no rodapé da página devem ser reduzidas ao mínimo necessário, no máximo cinco linhas por página, jamais para citações ou referências. Pode ser utilizado o hiperlink para as notas de documentos digitais. Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.

3 ELEMENTOS TEXTUAIS

A redação do artigo conforme a norma NBR 6022: 2018 -Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica.

Apresentação, estruturado em: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

Introdução: Deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para identificação do tema do artigo.

Desenvolvimento: Exposição ordenada e precisa do assunto. Divide-se em capítulos ou seções e subseções. Divisão das seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento).

Seções: Sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento). Alinhadas à direita da página. Todos os títulos das as seções devem conter um texto relacionado com elas.

Seção primária: Deve ser apresentada em letras maiúsculas fonte Times New Roman, tamanho 12 e negrito.

Seções secundárias: Devem ser apresentadas em letras minúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e negrito.

Citação: Para citação no texto, seguir a norma (NBR10520:2023 - Informação e documentação – Citações em documentos - apresentação), sistema autor/data.

Elementos de Apoio: Gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias, não é permitido a utilização desses elementos na produção do texto. Deverão ser apresentados no formato de texto e não como figura.

Conclusão: Deve responder o objetivo(s), hipótese(s), questão(ões) da pesquisa.

Referências: As referências devem conter todos os dados necessários à identificação da publicação original, obedecendo às regras da (NBR6023:2018 - Informação e documentação -Referências Elaboração).

3 REGRAS GERAIS

Citação direta: É a transcrição fiel do texto consultado, incluindo o mesmo destaque, quando houver no texto original.

Citação direta curta: Citação com até três linhas devem ser apresentadas entre “aspas”, indicando a rota precisa do início e fim da citação.

Ex: “Poucos estudos têm sido realizados em países de renda baixa e média [...]” (Silva, 1976, p. 41).

Citação direta com recuo: Citação com mais de 3 linhas deve ser apresentada com recuo de 4 cm, a esquerda, fonte 11 e espaçamento entre linhas 1.0 (simples), sem aspas. Evitar citações longas, que exigem recuo, contendo texto muito extenso.

Quando o texto transcrito for de obras com volume, tomo, seção, se houver, devem ser indicados na chamada de autoria, precedidos pelo termo que os caracteriza, de forma abreviada.

Ex: (Greco, 2014, v. 4, p. 359).

Documentos jurídicos não paginados, convém que se indique a localização do trecho citado, conforme consta no documento.

Ex: (Brasil, 1998, cap. v, art. 49)

Citação indireta: É utilizar a ideia, opinião ou parafrasear o conceito de um determinado autor sem citar o texto original, informar o autor citado, ano de publicação, sem indicação do número de página.

Ex: Segundo Krokoscz, (2012) a indicação de autoria é a forma de prezar pela originalidade do texto que está sendo produzido, respeitando as ideias e o conhecimento dos autores citados.

Citação traduzida: Ao traduzir trecho de uma citação usa-se as expressões tradução nossa ou tradução própria.

Ex: “Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado.” (Rahner, 1962, v. 4, p. 463, tradução própria).

Citação com ênfase: Ao destacar alguma palavra ou frase na citação é preciso informar tal ação, após a chamada de autoria, usar a expressão grifo próprio ou grifo nosso.

Ex: “O texto provoca mais impacto no leitor quando é específico, detalhado, relevante e adequado” (Moura, 2017, p. 27, grifo próprio).

Citação de citação: para citação de citação utilizar a expressão apud, significa citado por, conforme ou segundo determinado autor.

Ex: (Silva, 1976, p. 41 apud Souza, 1970).

Supressão em citações: É quando partes do texto original foram omitidas na transcrição da citação, tal ação deve ser representada através do símbolo de supressão [...].

Ex: De acordo com Moura (2017, p. 22) “[...] o modo como constrói as frases e as organiza num texto, a consistência e a precisão [...] revelam muito sobre você.”

Para mais informações sobre como citar trechos de documentos em seu artigo, consulte a NBR 10520:2023.

4 APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS NBR6023:2018

Apresentação da lista final de referências em ordem alfabética, título da obra em negrito (apenas o título): subtítulo (se houver). O alinhamento das referências à esquerda e o espaçamento entre as linhas é simples.

Os autores citados na elaboração do artigo devem constar no final do mesmo, com espaçamento 1.0 (simples) entre linhas, em ordem alfabética e justificado à esquerda da margem, devem conter todos os dados necessários à identificação da publicação original de acordo com NBR 6023:2018.

Referência livro: Informar: AUTOR DA OBRA. Título da obra em negrito (apenas o título): subtítulo (se houver). Número da edição. Local de publicação: Editor, ano de publicação.

Ex: ZAVASCKI, Teori Albino. Eficácia das sentenças na jurisdição constitucional. 4. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

Referência de documentos jurídicos: Informar, jurisdição ou cabeçalho da entidade em letras maiúsculas, ementas e epígrafes são obrigatórias, dados da publicação. Indispensável a apresentação do link de acesso quando estiver em meio eletrônico e a data do acesso.

Ex: BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 09 out. 2023.

Referência em meio eletrônico: Para artigos de periódicos on-line é preciso informar: Autor. Título de artigo.Título da publicação, local, volume, número, paginação, mês, ano. Disponível em: Endereço eletrônico. Acesso em: data.

Ex: ZAVASCKI, Teori Albino. Antecipação da tutela e colisão de direitos fundamentais. Revista do Tribunal Regional Federal: 1 Região, v. 7, n. 3, p. 15- 32, jul./set. 1995. Disponível em: http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/190. Acesso em: 09 out. 2023.

Este documento NÃO substitui a consulta às normas originais da ABNT.

Elaborado por:

Evanir Badziak Raduvanski

Bibliotecária

CRB 14-1548

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.