Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista da ESMESC?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC


Os trabalhos serão enviados para avaliação ao Conselho Editorial da Revista da ESMESC e deverão ser originais e inéditos, não poderão ser submetidos simultaneamente a outro periódico e/ou revista. Ao encaminhar os originais, o(s) autor (es) cede(m) os direitos de publicação para a Revista da ESMESC, versão impressa e eletrônica.
A Comissão Editorial se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. As provas tipográficas não serão enviadas aos autores.
Os artigos publicados na Revista da ESMESC podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja mencionada a fonte de publicação original. A Revista da ESMESC não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos artigos. Sendo assim, salienta-se que as opiniões e conceitos emitidos no trabalho são de exclusiva responsabilidade dos autores. A Comissão Editorial da Revista da ESMESC estabelece as seguintes normas editoriais para publicação de artigos.


1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

1.1 Título – Deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. O título e o subtítulo deverão ser apresentados em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado, em português e inglês.

1.2 Autores – Informar o nome do(s) autor(es), por extenso, evitando abreviaturas. No caso de mais de um autor, colocar o nome de um embaixo do nome do outro, com apenas as iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado. Separar o nome dos autores do título do artigo, com 2 espaços em branco. Informar os seguintes dados sobre o(s) autor(es): Nome completo (evitar abreviaturas); titulação; instituição; cargo/função que desempenha(m) e E-mail em nota de rodapé.

1.3 Resumo – Deve ser incluído um resumo informativo (NBR 6028 – Resumo), de aproximadamente 250 palavras, em português, fonte 11, com espaçamento simples entrelinhas, precedido da palavra Resumo negritado. Separar o resumo do nome dos autores, com dois espaços em branco.

1.4 Palavras-chave – Termos indicativos do conteúdo do artigo. Esses termos devem ser separados por ponto e precedidos pela expressão Palavras-chave negritada. Separar as palavras-chave do resumo, com um espaço em branco. Utilizar de três a cinco termos.

1.5 Abstract – Apresentação do resumo em inglês. Não utilizar tradutores automáticos da Web.

1.6 Keywords – Tradução das palavras-chave em inglês. Não utilizar tradutores automáticos da Web.

1.7 Notas de rodapé – serão utilizadas APENAS para informar os dados do(s) autor(es) e inserir notas explicativas curtas de no máximo cinco linhas por página, jamais para referências. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.


2. ELEMENTOS TEXTUAIS

2.1 Texto – Corpo do artigo (conforme a norma NBR 6022 – Apresentação de Artigos de Periódicos) estruturado em: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. No caso de divisão em seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento). Para citações no texto, utilizar o sistema Autor/Data – ver NBR 10520 – Apresentação de citações em documento. O texto deverá ser apresentado com margem esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior com 2,0 cm, utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 entrelinhas e nas citações longas (com mais 3 linhas) tamanho 11, entrelinhas 1.0.

2.2 Elementos de Apoio – gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias, etc, devem ser limitadas ao mínimo indispensável.

2.3 Citações – As citações devem ser apresentadas de acordo com sistema autor/data (NBR 10520). A cada citação é preciso informar a origem do texto citado. Toda citação deve ser referenciada.

2.3.1 Supressão em citação – Indicar com o símbolo de supressão [...] sempre que houver uma interrupção no texto que está sendo citado.

2.3.2 Citações longas – Citações com mais de 3 linhas devem ser apresentadas com recuo de 4 cm, fonte 11 e espaçamento entre linhas 1.0 (simples).

2.3.3 Citações curtas – Citações com menos de 3 linhas devem ser apresentadas entre “aspas”, indicando seu inicio e fim.

2.3.4 Citações traduzidas – Ao traduzir uma citação é preciso informar tal ação, informando a origem do texto original entre parênteses informar autor em letra maiúscula, ano de publicação, numero de página quando houver e a expressão tradução nossa. Ex: (SILVA, 1976, p. 41, tradução nossa)

2.3.5 Citações com ênfase – Ao enfatizar alguma palavra ou frase na citação é preciso informar tal ação, informando ao término da citação autor em letra maiúscula, ano de publicação, numero de página quando houver e grifo nosso. Ex: (SILVA, 1976, p. 41, grifo nosso)

2.3.6 Citação direta – Citação direta é quando se utiliza o conteúdo citado na integra, após é preciso informar autor citado em letra maiúscula, ano de publicação e numero de página quando houver. Ex: (SILVA, 1976, p. 41)

2.3.7 Citação indireta – Citação indireta é utilizar a idéia, opinião ou parafrasear o conceito de um determinado autor sem citar seu texto na integra, após tal citação é preciso informar o autor citado em letra maiúscula e ano de publicação, não é obrigatório inserir numero de página.
Ex: (SILVA, 1976)

2.3.8 Citação de citação – Para citação de citação utilizar a expressão apud, que significa citado por, conforme ou segundo determinado autor. Ex: (SILVA, 1976, p. 41 apud SOUZA, 1970)

2.4 Seções – Sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento). Alinhadas a direita da página. Todas as seções devem conter um texto relacionado com elas.

2.4.1 Seção primária – Deve ser apresentada em letras maiúsculas fonte Times New Roman, tamanho 12 e negrito.

2.4.2 Seções secundárias – Devem ser apresentadas em letras minúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e negrito.


3. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

3.1 As referências – As fontes citadas devem seguir a norma NBR6023, da ABNT, seguindo o sistema Autor/Data. As referências devem conter todos os dados necessários à identificação da publicação original.

3.1.1 Referência livro – Informar: AUTOR DA OBRA. Título da obra em negrito (apenas o título):, subtítulo (se houver). Número da edição. Local de publicação: Editor, ano de publicação. Ex:
ZAVASCKI, Teori Albino. Eficácia das sentenças na jurisdição constitucional. 4. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

3.1.2 Referência legislativa – Para referenciar leis, informar: PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Constituição (data de promulgação). Título (negrito). Local: Editor, ano de publicação. Indispensável a apresentação do acesso quando estiver em meio eletrônico. EX:
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Presidencia da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 9 out. 2018.

3.1.3 Referência em meio eletrônico – Para artigos de periódicos on-line é preciso informar: Autor. Título de artigo. Título da publicação, local, volume, número, mês, ano. Paginação. Disponível em: Endereço eletrônico. Acesso em: data. Ex:
ZAVASCKI, Teori Albino. Antecipação da tutela e colisão de direitos fundamentais. Revista do Tribunal Regional Federal: 1 Região, v. 7, n. 3, p. 15- 32, jul./set. 1995. Disponível em: http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/190. Acesso em: 09 out. 2018.

3.2 Apresentação das referências – Os autores citados na elaboração do artigo devem constar no final do mesmo, com espaçamento 1.0 (simples) entre linhas, em ordem alfabética e justificado a esquerda da margem, de acordo com NBR 6023.


4. OUTRAS INFORMAÇÕES

4.1 Os artigos podem ter a extensão mínima de até 15 (quinze) e máxima de 20 (vinte) laudas;

4.2 Os artigos deverão ser digitados em Word for Windows versão 13 ou superior;

4.3 Não paginar o artigo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. As fontes citadas estão de acordo com a norma NBR6023, da ABNT, seguindo o sistema Autor/Data. As referências devem conter todos os dados necessários à identificação da publicação original.
  3. O texto deverá ser apresentado com margem esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior com 2,0 cm, utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 entrelinhas e nas citações longas (com mais 3 linhas) tamanho 11, entrelinhas 1.0.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, com extensão .doc
 

Declaração de Direito Autoral

As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.