Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os artigos deverão conter a extensão mínima de 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo a lista final de referência. Não paginar o artigo.
  • EVITAR: O uso indiscriminado de destaques no texto como: aspas, negrito, sublinhado e itálico. Recomenda-se o uso equilibrado e uniforme desses destaques de acordo com às normas da Associação Brasileira de Normas (ABNT).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, com extensão .docx
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares duplo-cego foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMA DE PUBLICAÇÃO REVISTA DA ESMESC

Os trabalhos serão enviados para avaliação ao Conselho de avaliadores da Revista da ESMESC e deverão ser originais e inéditos; não poderão ser submetidos simultaneamente a outro periódico e/ou revista. Ao encaminhar os originais, o(s) autor (es) cede(m) os direitos de publicação para a Revista da ESMESC, versão eletrônica.

A Comissão Editorial se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. As provas tipográficas não serão enviadas aos autores.

Os artigos publicados na Revista da ESMESC podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja mencionada a fonte de publicação original. A Revista da ESMESC não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos artigos. Sendo assim, salienta-se que as opiniões e conceitos emitidos no trabalho são de exclusiva responsabilidade dos autores. A Comissão Editorial da Revista da ESMESC estabelece as seguintes normas editoriais para publicação de artigos.

1 DIRETRIZES PARA OS AUTORES

Os artigos deverão conter a extensão mínima de 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo a lista final de referência. Não paginar o artigo.

A redação dos artigos em fonte Times New Roman, tamanho 12, obedecendo a espaçamento entre linhas de 1,5, margens esquerda e superior com 3cm e margens direita e inferior com 2cm.

EVITAR: O uso indiscriminado de destaques no texto como: aspas, negrito, sublinhado e itálico. Recomenda-se o uso equilibrado e uniforme desses destaques de acordo com às normas da Associação Brasileira de Normas (ABNT).

2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Título: O título e subtítulo (se houver) separados por dois pontos (:), apresentados em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado, em português e inglês.

Autores: Informar o nome do(s) autor(es), por extenso, evitando abreviaturas. No caso de mais de um autor, inserir em linhas distintas, com apenas as iniciais dos nomes em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado. Em nota no rodapé da página, informar o currículo sucinto com a maior titulação, instituição em que atua, cargo/função e e-mail, evitar utilizar e-mail institucional. Fonte Times New Roman, tamanho 11. No máximo cinco linhas.

Resumo: Deve ser elaborado conforme a NBR 6028. Resumo informativo apontando, as finalidades da pesquisa, a metodologia, resultados e as conclusões finais. Deve possuir entre 100 a 250 palavras, em português, fonte 12, com espaçamento simples entrelinhas.

Palavras-chave: Utilizar no mínimo três a cinco termos. As palavras-chaves devem ser separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.

Abstract: Apresentação do resumo em inglês. Não utilizar tradutores automáticos da Web.

Keywords: Tradução das palavras-chave em inglês devem ser separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Não utilizar tradutores automáticos da Web.

Notas: As notas explicativas no rodapé da página devem ser reduzidas ao mínimo necessário, no máximo cinco linhas por página, jamais para citações ou referências. Pode ser utilizado o hiperlink para as notas de documentos digitais. Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples.

3 ELEMENTOS TEXTUAIS

A redação do artigo conforme a norma (NBR 6022: 2018 - Informação e documentação -Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação), estruturado em: introdução, desenvol- vimento, conclusão e referências.

Introdução: Deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para identificação do tema do artigo.

Desenvolvimento: Exposição ordenada e precisa do assunto. Divide-se em capítulos ou seções e subseções. Divisão das seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento).

Seções: Sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento). Alinhadas à direita da página. Todos os títulos das as seções devem conter um texto relacionado com elas.

Seção primária: Deve ser apresentada em letras maiúsculas fonte Times New Roman, tamanho 12 e negrito.

Seções secundárias: Devem ser apresentadas em letras minúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e negrito.

Citação: Para citação no texto, seguir a norma (NBR10520:2023 - Informação e documentação – Citações em documentos - apresentação), sistema autor/data.

Elementos de Apoio: Gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias, não é permitido a utilização desses elementos na produção do texto. Deverão ser apresentados no formato de texto e não como figura.

Conclusão: Deve responder o objetivo(s), hipótese(s), questão(ões) da pesquisa.

Referências: As referências devem conter todos os dados necessários à identificação da publicação original, obedecendo às regras da (NBR6023:2018 - Informação e documentação -Referências Elaboração).

3 REGRAS GERAIS

Citação direta: É a transcrição fiel do texto consultado, incluindo o mesmo destaque, quando houver no texto original.

Citação direta curta: Citação com até três linhas devem ser apresentadas entre “aspas”, indicando a rota precisa do início e fim da citação.

Ex: “Poucos estudos têm sido realizados em países de renda baixa e média [...]” (Silva, 1976, p. 41).

Citação direta com recuo: Citação com mais de 3 linhas deve ser apresentada com recuo de 4 cm, a esquerda, fonte 11 e espaçamento entre linhas 1.0 (simples), sem aspas. Evitar citações longas, que exigem recuo, contendo texto muito extenso.

Quando o texto transcrito for de obras com volume, tomo, seção, se houver, devem ser indicados na chamada de autoria, precedidos pelo termo que os caracteriza, de forma abreviada.

Ex: (Greco, 2014, v. 4, p. 359).

Documentos jurídicos não paginados, convém que se indique a localização do trecho citado, conforme consta no documento.

Ex: (Brasil, 1998, cap. v, art. 49)

Citação indireta: É utilizar a ideia, opinião ou parafrasear o conceito de um determinado autor sem citar o texto original, informar o autor citado, ano de publicação, sem indicação do número de página.

Ex: Segundo Krokoscz, (2012) a indicação de autoria é a forma de prezar pela originalidade do texto que está sendo produzido, respeitando as ideias e o conhecimento dos autores citados.

Citação traduzida: Ao traduzir trecho de uma citação usa-se as expressões tradução nossa ou tradução própria.

Ex: “Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado.” (Rahner, 1962, v. 4, p. 463, tradução própria).

Citação com ênfase: Ao destacar alguma palavra ou frase na citação é preciso informar tal ação, após a chamada de autoria, usar a expressão grifo próprio ou grifo nosso.

Ex: “O texto provoca mais impacto no leitor quando é específico, detalhado, relevante e adequado” (Moura, 2017, p. 27, grifo próprio).

Citação de citação: para citação de citação utilizar a expressão apud, significa citado por, conforme ou segundo determinado autor.

Ex: (Silva, 1976, p. 41 apud Souza, 1970).

Supressão em citações: É quando partes do texto original foram omitidas na transcrição da citação, tal ação deve ser representada através do símbolo de supressão [...].

Ex: De acordo com Moura (2017, p. 22) “[...] o modo como constrói as frases e as organiza num texto, a consistência e a precisão [...] revelam muito sobre você.”

Para mais informações sobre como citar trechos de documentos em seu artigo, consulte a NBR 10520:2023.

4 APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS NBR6023:2018

Apresentação da lista final de referências em ordem alfabética, título da obra em negrito (apenas o título): subtítulo (se houver). O alinhamento das referências à esquerda e o espaçamento entre as linhas é simples.

Os autores citados na elaboração do artigo devem constar no final do mesmo, com espaçamento 1.0 (simples) entre linhas, em ordem alfabética e justificado à esquerda da margem, devem conter todos os dados necessários à identificação da publicação original de acordo com NBR 6023:2018.

Referência livro: Informar: AUTOR DA OBRA. Título da obra em negrito (apenas o título): subtítulo (se houver). Número da edição. Local de publicação: Editor, ano de publicação.

Ex: ZAVASCKI, Teori Albino. Eficácia das sentenças na jurisdição constitucional. 4. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

Referência de documentos jurídicos: Informar, jurisdição ou cabeçalho da entidade em letras maiúsculas, ementas e epígrafes são obrigatórias, dados da publicação. Indispensável a apresentação do link de acesso quando estiver em meio eletrônico e a data do acesso.

Ex: BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 09 out. 2023.

Referência em meio eletrônico: Para artigos de periódicos on-line é preciso informar: Autor. Título de artigo.Título da publicação, local, volume, número, mês, ano. Paginação. Disponível em: Endereço eletrônico. Acesso em: data.

Ex: ZAVASCKI, Teori Albino. Antecipação da tutela e colisão de direitos fundamentais. Revista do Tribunal Regional Federal: 1 Região, v. 7, n. 3, p. 15- 32, jul./set. 1995. Disponível em: http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/190. Acesso em: 09 out. 2023.

Este documento NÃO substitui a consulta às normas originais da ABNT.

Elaborado por:

Evanir Badziak Raduvanski

Bibliotecária

CRB 14-1548

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.