O direito constitucional à inclusão do deficiente auditivo na rede regular de ensino: um estudo de sua eficácia no município de Campos Novos
DOI:
https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v18i24.37Resumo
O presente artigo tem por objetivo estudar a situação das pessoas portadoras de deficiência auditiva, fazendo uma análise acerca da inclusão desses indivíduos na rede regular de ensino do município de Campos Novos - SC. Procurou-se, através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, saber como está se dando a inclusão escolar desses alunos com necessidades educacionais especiais, de modo a descobrir se as escolas e os professores do município foco da pesquisa estão preparados para concretizar a inclusão que a Constituição Federal de 1988 estabelece. Concluiu-se que muito há que se fazer ainda para a efetivação da inclusão, uma vez que as esacolas visistadas não se monstraram totalmente capazes de promover essa garantia constitucional. Assim, pôde-se observar que a norma constitucional, apesar de ser um direito fundamental (direito à educação), é carente de eficácia social, que se trata da concretização da lei ao fim a que ela se destina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.