O INSTITUTO DA COLABORAÇÃO PREMIADA: INSTRUMENTO RELEVANTE PARA A INVESTIGAÇÃO, ELEMENTO DO SISTEMA PENAL ACUSATÓRIO OU ESTRATÉGIA DA DEFESA?
DOI:
https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v29i35.p288Resumo
A colaboração premiada é um instituto que busca, em tese, por meio da concessão de um prêmio ao agente cooperante, propiciar aos órgãos estatais uma aprofundada apuração acerca do fato delituoso e dos demais integrantes da organização criminosa. Infere-se que, embora trazido à tona em razão dos desdobramentos da Operação Lava Jato, essa norma já era prevista em legislações anteriores ao período republicano. Em que pese a utilização desse artifício como técnica especial de investigação, não há impedimento para o emprego dessa norma no decorrer do processo penal, assim como não existe óbice ao acusado ofertar sua colaboração como uma peça estratégica de sua defesa. Por efeito, o objetivo deste trabalho será expor um breve panorama acerca desse instituto bem como examinar as formas de aplicação dessa regulamentação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.