O governo eletrônico na gestão do judiciário

Autores

  • Aírton José Ruschel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva ESMESC, UFSC
  • Aires José Rover CPGD, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v17i23.2

Palavras-chave:

Governo Eletrônico. Administração. Democracia. Justiça.

Resumo

A administração pública no Brasil está sendo repensada, não só em sua atualização tecnológica e na renovação de seus processos administrativos, como também através da participação democrática em sua administração. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está realizando um grande levantamento sobre o sistema judicial com a edição de metas anuais (2009 e 2010). Um dos objetivos é a efetivação do Processo Eletrônico, através da internet. O Plano Nacional de Banda Larga irá auxiliar a promoção do governo eletrônico, e o judiciário poderá prestar seus serviços, de forma mais qualificada, com os sítios atualmente disponíveis na internet. O real impacto da execução das metas do CNJ e da aplicação do Processo Eletrônico ainda precisa ser mensurado, não apenas dentro da estrutura do judiciário, mas da própria concepção de cidadania e de sociedade, que clamam por mais justiça e democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aírton José Ruschel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor e Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento no Programa de Pós-Graduação (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, ESMESC, UFSC

Diretor de Ensino da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC). Doutorando no Curso de Pós-Graduação em Direito (CPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Aires José Rover, CPGD, UFSC

Professor Doutor do Curso de Pós-Graduação em Direito (CPGD) e do Programa de Pós-Graduação (PPGEGC) em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2010-11-27

Como Citar

Ruschel, A. J., Figueiredo e Silva, C. E. R. de, & Rover, A. J. (2010). O governo eletrônico na gestão do judiciário. Revista Da ESMESC, 17(23), 25–44. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v17i23.2

Edição

Seção

ARTIGOS