UMA ANÁLISE DA CONDIÇÃO DOS REFUGIADOS SÍRIOS À LUZ DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Autores

  • Marielle Spindola

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p61

Palavras-chave:

Dignidade da Pessoa Humana, Refugiados, Sírios.

Resumo

A pesquisa em foco aborda tema de grande relevância na atualidade: a condição dos refugiados face ao conflito que atinge a Síria, desta feita, o objetivo precípuo do trabalho é investigar sobre a situação de aludidos refugiados e a migração deste povo, que se tornou uma problemática no cenário internacional. Em específico, tratou-se a celeuma que atinge os refugiados sírios frente à dignidade da pessoa humana, principalmente em virtude da migração forçada, já que estes são constrangidos a deixar seus lares devido aos conflitos bélicos que assolam aquele seu país. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e de abordagem qualitativa. Para tanto, tratou-se de identificar sucintamente aspectos históricos e, em seguida, esclareceu-se sobre o conceito de refugiado, assim como da legislação que lhe protege, aliás, buscou-se identificar os aspectos que contribuem para degradar a vida humana e a violação da dignidade e, por fim, constatou-se a substancial violação de direitos, especialmente aqueles relacionadas à dignidade da pessoa humana, à vista das condições que lhes foram propiciadas pelo conflito em âmbito sírio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marielle Spindola

Graduada em Direito pela Faculdade CNEC de Joinville (FCJ), aluna do Módulo I da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), extensão de Joinville - SC.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Spindola, M. (2018). UMA ANÁLISE DA CONDIÇÃO DOS REFUGIADOS SÍRIOS À LUZ DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Revista Da ESMESC, 25(31), 61–83. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p61

Edição

Seção

ARTIGOS