OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

Autores

  • Quezia Lucineia de Oliveira da Silva Escola Superior da Magistratura Estadual de Santa Catarina (ESMESC)
  • Helena Nastassya Paschoal Pítsica

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p41

Palavras-chave:

Direitos Fundamentais, Dignidade da Pessoa Humana, Constituição.

Resumo

Existem certos direitos que são inerentes a todos os seres humanos, direitos estes que são considerados substanciais à vida de cada indivíduo. Devido à imprescindibilidade desses direitos, torna-se necessário que haja uma maior garantia de que estes serão observados. Deste modo, ante essa necessidade de maior garantia destes direitos essenciais, passa a ser necessário que sejam positivados na Lei Maior de um país. Quando inseridos na Constituição de determinado país, estes direitos passam a ser tratados como sendo direitos fundamentais. Tal nomenclatura se dá pelo fato de que tais direitos são tão essenciais que precisam obrigatoriamente ser observados com muita cautela. Não são quaisquer direitos que entram para o rol dos fundamentais. Para se enquadrarem nesta categoria é necessário que sejam de extrema relevância, e que visem garantir uma vida digna às pessoas. Logo, pode-se dizer que o maior objetivo em positivar um direito para que esteja dentre os direitos fundamentais é assegurar o princípio da dignidade da pessoa humana. Em se tratando de um princípio, não basta que seja respeitado, é preciso muito mais que isso, é preciso que exista no ordenamento jurídico ferramentas que possam de fato assegurá-lo.Assim, é visando a garantia de uma vida com dignidade aos indivíduos que surgem os direitos fundamentais na Lei Maior de um país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quezia Lucineia de Oliveira da Silva, Escola Superior da Magistratura Estadual de Santa Catarina (ESMESC)

Pós-graduanda, em nível de especialização em advocacia pública pela Universidade Cândido Mendes, por meio do Portal Educacional F3, aluna do módulo I da Escola Superior da Magistratura Estadual de Santa Catarina (ESMESC), Florianópolis/SC.

Helena Nastassya Paschoal Pítsica

Professora dos Cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Itajaí e professora de pós-graduação na Escola da Magistratura Estadual de Santa Catarina e da Escola do Ministério Público de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Silva, Q. L. de O. da, & Pítsica, H. N. P. (2018). OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Revista Da ESMESC, 25(31), 41–60. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p41

Edição

Seção

ARTIGOS