TRANSIÇÃO JURÍDICO-POLÍTICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p135

Palavras-chave:

Democracia, Eleição, Capitalismo, Reforma

Resumo

O Brasil vive um momento de grande instabilidade política, econômica e social. De forma ampla, não se trata de um fato isolado, mas, resultante de movimentos mundiais, crises de longo prazo instaladas em potências com as quais o País e a América Latina se relacionam. Nesse contexto, os brasileiros sofreram o segundo processo de impedimento de Presidente da República democraticamente eleito, que perdeu o mandato em virtude do desagrado de setores econômicos dominantes. Constata-se um movimento de retrocesso das garantias e direitos fundamentais sociais. Denúncias, investigações e ações criminais são ajuizadas em desfavor do Chefe do Executivo. Torna-se imperiosa a investigação por soluções que protejam a democracia em época de crise institucional entre os poderes da República.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Aparecido Quinaia, Centro Universitário de Bauru/SP

Mestre em Direito - Sistema Constitucional de Garantia de Direitos, pelo Centro Universitário de Bauru, São Paulo. Especialista em Direito Civil e Processual Civil. Advogado. Colunista do site especializado Megajurídico.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Quinaia, C. A. (2018). TRANSIÇÃO JURÍDICO-POLÍTICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE. Revista Da ESMESC, 25(31), 135–156. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p135

Edição

Seção

ARTIGOS