NOTAS SOBRE O EXERCÍCIO DA JURISDIÇÃO NO ESTADO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • João Bastos Nazareno dos Anjos Tribunal de Justiça de Santa Catarina
  • Rafael Espíndola Berndt Tribunal de Justiça de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.2025e454

Palavras-chave:

Estado, poder judiciário, direitos fundamentais

Resumo

Para compreender, ainda que de forma introdutória, o modo de agir do Poder Judiciário no Estado contemporâneo, é forçoso examinar a sucessão histórica dos modelos de organização política do Estado. Nessa análise, constata-se que a atuação judicial muda conforme as alterações sofridas pelo ente estatal, sendo certo que, em um Estado Democrático de Direito, a figura do juiz assume um papel de concretizador de direitos fundamentais, ainda que tenha de, eventualmente, agir na seara do controle das atividades desempenhadas pelos demais poderes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Bastos Nazareno dos Anjos, Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pela Università degli Studi di Perugia (UNIPG). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – ESMESC. Juizde Direito no Estado de Santa Catarina.

Rafael Espíndola Berndt, Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Mestre em Ciências Jurídicas pela UNIVALI e UMINHO (Portugal). Professor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina - ESMESC e Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Bastos Nazareno dos Anjos, J., & Espíndola Berndt, R. (2025). NOTAS SOBRE O EXERCÍCIO DA JURISDIÇÃO NO ESTADO CONTEMPORÂNEO. Revista Da ESMESC - Publicação contínua, 32, 01–17. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.2025e454