HOLDING FAMILIAR COMO ESTRATÉGIA PARA PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Autores

  • Vitor Gabriel Garcia dos Santos IELUSC
  • Suelen Caroline da Silva IELUSC
  • Helena Liebl IELUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.2025e467

Palavras-chave:

Holding; Holding familiar; planejamento sucessório; ITCMD; ITBI.

Resumo

Com a crescente popularidade das holdings no Brasil e a importância de se entender mais sobre o tema, o presente artigo aborda as holdings familiares. Destinada a proteger o patrimônio familiar e facilitar o planejamento sucessório, além de proporcionar vantagens fiscais conforme a legislação vigente. O estudo desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e análise documental da legislação e da doutrina especializada detalha os diferentes tipos de holding, com ênfase nas holdings familiares, abordando a forma como estas funcionam, tanto na divisão patrimonial quanto como atuam para proteger este patrimônio para que seja mantido no âmbito familiar, bem como examina suas funcionalidades e benefícios fiscais. Além disso, investiga a relação entre as holdings familiares e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). A análise busca fornecer um entendimento abrangente sobre como as holdings podem ser uma ferramenta eficaz para a gestão patrimonial e sucessória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Gabriel Garcia dos Santos, IELUSC

Acadêmico de Direito pela Faculdade IELUSC. 

Suelen Caroline da Silva, IELUSC

Acadêmica de Direito pela Faculdade IELUSC. 

Helena Liebl, IELUSC

Advogada. Doutoranda em Ciência Jurídica pela UNIVALI e em Derecho Ambiental y Sustenibilidad pelaUniversidade de Alicante/Espanha. Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI e em Derecho Ambiental y Sustenibilidad pelaUniversidade de Alicante/Espanha. Professora do IELUSC e do curso ALG Aprova. 

Downloads

Publicado

2025-10-22

Como Citar

Garcia dos Santos, V. G., da Silva, S. C., & Liebl, H. (2025). HOLDING FAMILIAR COMO ESTRATÉGIA PARA PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO. Revista Da ESMESC - Publicação contínua, 32, 01–24. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.2025e467