O PARADOXO DA LIBERDADE: COMO O EXCESSO DE LIBERDADE PODE REDUZIR A LIBERDADE NO MEIO DIGITAL

Autores

  • Augusto Rohden Westephal Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
  • Daniel Mayerle Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v30i36.p181

Palavras-chave:

Internet, Liberdade, Liberdade de expressão, Redes sociais

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar, sem a intenção de exaurir o tema, as várias facetas do que pode ser denominado liberdade, para, em análise paralela com o cotidiano, demonstrar que a liberdade irrestrita é, possivelmente, tão nociva quanto à ausência de liberdade. A primeira parte é direcionada à análise da legitimidade do Estado em interferir no conteúdo das informações veiculadas na mídia tradicional e na mídia independente, assim como o contexto histórico-material do surgimento da liberdade de expressão. Em segundo momento, trata-se das várias facetas da liberdade lato sensu. No terceiro momento, desmistifica-se a ideia de liberdade como sinônimo de benefício ao indivíduo e/ou à coletividade. Demonstra-se, então, com casos práticos e dados extraídos do mundo real como a liberdade pode ser paradoxal. Por fim, conclui-se pela necessidade da regulamentação estatal dos ambientes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Rohden Westephal, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Daniel Mayerle, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor titular da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Rohden Westephal, A., & Mayerle, D. (2023). O PARADOXO DA LIBERDADE: COMO O EXCESSO DE LIBERDADE PODE REDUZIR A LIBERDADE NO MEIO DIGITAL. Revista Da ESMESC, 30(36), 181–203. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v30i36.p181

Edição

Seção

ARTIGOS