O DIREITO REAL DE LAJE COMO INSTRUMENTO DE REGULAMENTAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

Autores

  • Helena Soares Souza Marques Dias
  • Márcia Robalo Mafra

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p335

Palavras-chave:

Direito Real de Laje, Direito das Coisas, Direito de Propriedade, Regulamentação Fundiária Urbana.

Resumo

O presente artigo aborda o tema direito de laje como instrumento de regulamentação fundiária urbana. Seu estudo justifica-se diante da necessidade de promover a ampliação do conhecimento sobre este polêmico e atual tema, a fim de esclarecer e dirimir possíveis equívocos na aplicação e interpretação do novel instituto. Tem-se como objetivo geral estudar a natureza jurídica do novel direito real de laje, introduzido no Código Civil pela Lei nº 13.465/2017. Como objetivos específicos, buscamos apresentar os conceitos doutrinários de direito real de laje, descrever suas espécies e sujeitos, analisar sua natureza jurídica, distingui-lo de outros direitos reais, abordar suas formas de constituição e de extinção, bem como destacar a importância do direito real de laje como instrumento de regulamentação fundiária urbana no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com método de abordagem dedutivo sob análise da legislação constitucional e infraconstitucional. Utiliza-se como referência o Código Civil, a Medida Provisória nº 759/2016 e a Lei nº 13.465/2017. Conclui-se que o direito real de laje se trata de direito real autônomo sobre a coisa própria que caracteriza uma extensão do direito de propriedade, tendo como principal finalidade a regulamentação jurídica das construções sobrepostas conhecidas como “puxadinhos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Soares Souza Marques Dias

Advogada, graduada em Direito pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP/RS, pós-graduanda em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel/RS, pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul – FMP/RS.

Márcia Robalo Mafra

Mestre em Direitos Humanos pelo Centro Universitário Ritter dos Reis.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Dias, H. S. S. M., & Mafra, M. R. (2018). O DIREITO REAL DE LAJE COMO INSTRUMENTO DE REGULAMENTAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA. Revista Da ESMESC, 25(31), 335–361. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p335

Edição

Seção

ARTIGOS