A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER COMO EXPRESSÃO DO PATRIARCADO E DO MACHISMO

Autores

  • Izabele Balbinotti

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p239

Palavras-chave:

Patriarcado, Machismo, Violência contra a Mulher.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo da influência da cultura patriarcal e do machismo na violência contra a mulher, numa perspectiva teórica. O trabalho percorre um caminho histórico da civilização explicando como a cultura matricêntrica deu lugar à patriarcal e como foram se estabelecendo os papéis masculinos e femininos na sociedade, aborda ainda a construção da ideologia do machismo e as correntes teóricas de dominação para explicar a violência contra a mulher. Por fim, apresenta a influência do patriarcado e do machismo na violência de gênero, mostrando que ainda hoje é no ambiente familiar que este tipo de violência se apresenta da forma mais persistente, atingindo a subjetividade feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabele Balbinotti

Advogada e jornalista, especialista em comunicação empresarial (Univali) e em marketing (INPG), pós-graduanda em direito público (Furb).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Balbinotti, I. (2018). A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER COMO EXPRESSÃO DO PATRIARCADO E DO MACHISMO. Revista Da ESMESC, 25(31), 239–264. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p239

Edição

Seção

ARTIGOS