Aplicação prática nos cursos de direito dos meios alternativos de solução de conflitos (conciliação, mediação e arbitragem)

Autores

  • Eduardo Peruffo e Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v21i27.107

Palavras-chave:

Conciliação. Mediação. Arbitragem. Meios de solução de conflitos.

Resumo

Verifica-se, na atualidade, uma sobre­carga do Poder Judiciário brasileiro, em especial no que tange a processos relacionados a direitos que podem ser solucionados sem a necessidade da intervenção estatal, os chamados direitos disponí­veis. Somado a isso, está o despreparo dos aplica­dores do direito para lidar com a possibilidade de composição de litígios, uma vez que as faculdades de direito tem um enfoque muito maior na prática do litígio do que na formulação de acordos. Busca o presente trabalho, portanto, apresentar e explicar os meios de solução de conflitos existentes no Direito brasileiro, bem como apresentar aborda­gens práticas para que os professores tenham melhores e mais eficazes mecanismos de ensino do tema, para uma melhor prática processual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-31

Como Citar

Silva, E. P. e. (2014). Aplicação prática nos cursos de direito dos meios alternativos de solução de conflitos (conciliação, mediação e arbitragem). Revista Da ESMESC, 21(27), 381–398. https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v21i27.107

Edição

Seção

ARTIGOS